terça-feira, 17 de março de 2009

caramanchões é tudo de bom...





Os caramanchões são estruturas rústicas feitos em madeira q tem a finalidade de dá suporte as plantas trepadeira, também tem várias outras funções como oferecer sombra sombra mais rápido já q uma árvore demora de 2 a 4 anos para se ter uma sombra considerável, marcar entradas, servi de extensão às varandas, além de embelezar com sua cobertura leve e colorida pelas flores q as trepadeiras darão ao longo de sua existência.
As trepadeiras q mais recomendado são as frutíferas: como maracujá e parreira, as com flores perfumadas: como os jasmins, de flores com cores fortes: as buganviles e alamandas, as de flores delicadas: lágrima de Cristo (Clerodendron thomsonae)....
Os caramanchões podem ser feitos com madeira de demolição, ficam lindos, sem precisar q essas estejam desempenadas, os cipós e ripas podem ser usados para se fazer a cobertura.
Então vamos enfeitem seus jadins com caramanchões, de qualquer tamanho, mais não esqueçam de usar madeira certificada ou de demolição, a natureza agradece!!!

Um comentário:

Rosana disse...

Olá Má, desculpe pela abreviaçãodo seu nome, embora, pelo que li no seu perfil, a intimidade com uma pessoa como vc é sempre bem-vinda. Cultivo uma primavera ao lado do meu portão com a ideia de, um dia, fazer um arco para que essa planta possa ser envolvida, pois adoro a sua cor, é de cachos pink. Porém, ganhei uma muda de glicínia azul e quero construir um caramanchão para ela trepar. Minha dúvida é: a frente da minha casa não é muito grande, o muro é uma cerca-viva de pingos-de-ouro, sobre esse muro já tenho a alamanda amarela e roxa. A árvore da minha calçada é uma pata-de-vaca lilás, será que não seria demais eu ainda fazer um caramanchão com a glicínia? Se vc quiser eu posso postar uma foto da fachada da minha casa pra vc perceber a minha dificuldade. Se puderes ajudar-me, ficaria muito grata. Abraços Meu e-mail é: ros_bautista@hotmail