terça-feira, 30 de dezembro de 2008

tudo pode ser reaproveitado ....experimente!!!




A sustentabilidade e consciência ecológica deveria tá sempre em alta, mais nunca é tarde, principalmente quando se diz respeito a natureza, por isso tudo deve-se aproveitar, se reciclar, se transformar... o consumo consciente é também uma grande chance de nos redimir dos abusos q cometemos, p tanto precisamos ter imaginação fértil, mais se não tivermos essa criatividade, pesquisamos então, seja p se reaproveitar roupa, móveis, material de construção, madeira, ponha na sua cabeça tudo pode ser reaproveitado, sem contar q além de estarmos contribuindo com o meio ambiente, estamos também fazendo terapia sem precisar de um divã ou remédio controlado quando estamos praticando essa transformação...Acreditem um jardim tem esse poder!
As fotos acima mostram três excelentes exemplos de reaproveitamento de material, na execução de um jardim rural, dois caramanchões, estes usando madeira de demolição, um deles usando como amarração o cipó, e uma jardineira feita dentro de uma cocheira de comida p caprinos q estava desativada, vejam vocês q ficaram bem graciosos...
Então moçada mãos a obra, aproveitem , reaproveitem, é barato, charmoso e ecologicamente correto!!!
fotos: Mavinieux Vieira; local: Casarão do Jabre (pousada e restaurante - comida deliciosa!), Sítio Novo Amparo, Maturéia- PB, paisagismo: Meu; idéias: Heráclio Dantas - dono do restaurante.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

que tal um banho nesse rio delicioso????




Acreditem, esse rio é perene fica no semi-árido nordestino, tem águas transparentes, não é poluído, é bem tranquilo, uma delícia, fica no município de Pombal, cidade do sertão paraibano, a 370 km da capital João Pessoa, sempre q posso tomo banho lá, isso porque ele passa no sítio de minha família, quando preciso meditar, pensar, é lá q encontro forças, esperança...é um jardim natural, escupido por Deus, muitas vezes maltratado pelos homens mais resiste, tenho a esperança de morar bem próximo a essa maravilha, tudo bem podem ficar com inveja...rsrsrsrs...mais se quiserem podem me visitar, tragam roupa de banho, tenho certeza q sairão daqui felizes, bronzeados, e com um gostinho de sempre de voltar, mais e mais....
Nesse blog tudo q se referir a jardim, seja ele natural ou feito pelo homem, estarei expondo, procurarei mostrar mais ainda as belezas q temos na nossa Paraíba!
Protejam as margens dos rios, as matas ciliares os mantem vivo!!!
Tenham todos um lindo dia!!!
fotos: Mavinieux Vieira; local: Sítio Santa Terezinha, Pombal /PB, ano 2006

domingo, 14 de dezembro de 2008

duendes felinas no jardim!!!




Lili e Lalinha estão sempre presentes no meu jardim, dormindo nos vasos de plantas, quebrando os galhos e as flores, escavacando a terra, correndo se escondendo, derrubando os vasos... Adoro minhas plantas, mais nunca me aborreço com minhas gatinhas por isso, raramente brigo com elas, se brigar não vai adiantar, elas sempre voltam a fazer estripulias...rsrsrsrs....acho q é uma maneira delas disputarem meu amor!!! Amo minhas gatinhas duendes, amadas, doces, peraltas, felizes...
fotos: Mavinieux Vieira; local: jardim de nosso apto.

sejam muito bem vindos!!!


fotos: Mavinieux Vieira; local: calçada em Bento Gonçalves / RS
Sempre sonhei ter uma calçada larga pra me deliciar num projeto paisagístico, infelizmente nenhum cliente ainda não me deu esse prazer, olha q insisto, chego a ser chata de tanto implorar por um bocadinho de área, mais nunca tive sucesso nessa minha empreitada...rsrsrs...paciência, quem sabe um dia estarei mostrando aqui uma calçada de meu sonhos feita pelo nosso escritório???
Fazer uma paginação na calçada com revestimento adequado, árvores, canteiros ajardinados, além de bonita e de ter estética agradável, terá também conforto p os pedestres transitarem, sem nunca deixar de lembrar de usar a sinalização p deficientes visuais e cadeirantes, q no Brasil é quase inexistente, com essa sinalização os deficientes terão um passeio seguro e agradável, uma calçada sinalizada é ato humano, e de suma importância!
Na próxima postagem sobre calçadas, mostrarei fotos de calçadas vizinhas a minha casa q dificulta o acesso do mais jovem ao mais velho transeunte, imaginem os deficientes???
Então pessoal afastamos um pouco as nossas casas das vias, viva as calçadas largas, sinalizadas, arborizadas, não se incomode c o alinhamento, seja diferente!
Essas fotos mostram q o morador junto com o paisagista não se preocuparam nem um pouco com alinhamento da rua, nem por isso comprometeram a estética da calçada, pelo contrário, ficou linda!!!

a arte colorida, linda de Burle Marx, nos muros, nos pisos...



fotos: Mavinieux Vieira; local: área externa do Parque Cultural Casa das Rosas, Av. Paulista, SP, projeto paisagístico: Roberto Burle Marx

Sempre nas minha viagens os jardins são os meninos de meus olhos, passeio por prédios, vejo gente, lojas, museus, mais o q guardo na minha memória são as formas, os cheiros, as cores dos jardins...
Um projeto de Burle Marx nunca foi monótono, ele levava as formas retas e orgânicas p os pisos e os muros q projetava, as cores dos revestimentos q usava (o mosaico português era seu preferido) tudo estava presente, com isso ele deixa sempre nosso olhar maravilhado ao passarmos por eles quer seja apreciando os caminhos ou os muros...
Viva a Burle Marx, o gênio q amou a natureza do jeito q ela é, q usou nossas plantas simples nos mais sofisticados projetos, q exaltou a beleza por onde todas as pessoas passam em seus simples e grandiosos projetos públicos, levando assim o previlégio de todos nós termos o prazer de apreciarmos sem distinção os espaços por ele criado!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

por que as pessoas querem jardins???

Jardim da Casa do Artista Popular - Pça. da Independência - João Pessoa - projeto idealizado por Sílvia Cunha Lima, arquitetura da genial Janete Costa. Essa casa expõe e abriga as obras de artes dos artesãos da Paraíba, vale a pena dá uma passadinha por lá p ver esse jardim q é lindo e muito bem cuidado e também tudo q tem dentro da casa, um projeto de uma riqueza ímpar.
foto: Mavinieux Vieira
Por que as pessoas querem jardins????

1. Para criar interesse em um local específico

2. Para realçar algum aspecto da paisagem

3. Para definir espaço

4. Para cortar e secar flores

5. Para aumetar o valor da propriedade

6. Por causa das fragâncias

7. Para relaxar

8. Para atrair pássaros, borboletas e outros tipos de animais silvestres

9. Para reunir plantas de determinada cor

10. Para encobrir defeitos e objetos visualmente desagradáveis

11.Para melhorar a autoestima

12.Para as crianças aprederem sobre a natureza

13. Para uso culinário

14. Para controle da erosão

15. Para ter satisfação de verem as plantas crescerem

Extraído do livro: É fácil construir um jardim de Janet Macunovich, editora Nobel

seja lá qual for seu motivo, tenha um jardim, não precisa ser sofisticado, todo certinho, c plantas caras e difíceis de serem mantidas, use sempre as plantas nativas, c certeza verás q tudo em sua volta quando se tá verde a estética se torna deliciosa e seu prazer imensurável!!!




quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

massageando nosso cérebro...

rosa (Rosa x grandiflora)
hibiscus (Hibiscus rosa-sinensis)
catileia (Catlleya labiata)
Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 - Lisboa, 30 de novembro de 1935)

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

Fernando Pessoa é pra mim o poeta maior, o filósofo da vida q nos a juda a seguir, mesmos nas maiores dificuldades, por isso nada mais q essas obras primas da natureza, para abrir essa poesia mágica.
Todas essas espécies podem ser cultivadas em pequenos jardins

fotos: Roberto Vieira, local: jardim da casa do fotógrafo.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

vejam q fofinhos!!!

Eu, Eva e Anselmo fomos ao studio fotográfico q fica na casa de Edson (fotógrafo famoso e muito bem humorado daqui de Campina Grande), além de ficarmos encantados com o jardim bem cuidado adoramos esses saguis, moradores livres, lindos, bem tratados e muito bem alimentados. Eles nos receberam com uma enorme simpatia, vimos q na casinha deles tem até jardim suspenso com orquídeas, avencas... é mole??? olhem só a pose...rsrrsrs....quem pode, pode!!!!!!!


Um jardim pra ser completo, além de plantas deve ter animais, de todas as espécies, livres, claro, como esses aí. PARABÉNS EDSON!!!
foto: Mavinieux Vieira, local: jardim da casa de Edson, set / 2008

CasAmostra - a transformação de um jardim!!!









Sempre é bom para nós profissionas participarmos desses eventos de mostras, apesar do stress na obra...rsrsrsrs, devido ao pouco tempo q temos para executar, nesse ambiente Eu, Eva Miranda e Anselmo Dantas, meus amigos e sócios arquitetos, ralamos um bocado, tanto na criação quanto na implantação desse jardim, devido as condições adversas q o local possuia, lá encontramos uma fonte cheia de pedras, muito mato, uma acerola (Malpighia glabra) e uma palmeira areca bambú (Dypsis lutescens) estas plantas q logicamente foram preservadas. Optamos por deixar o jardim limpo para então valorizar a fonte com um espelho d'água e iluminação, esta teve uma recuperação dificílima, a intenção foi atingida pois o jardim além de contemplativo pode ser também de uso, tipo uma pracinha para se curtir no final da tarde, e num é q atingimos!!!
fotos:Mavinieux Vieira; local:residência sede da CasAmostra na rua Getúio Vargas em Campina Grande - Paraíba, set/2008.

ah, essas maravilhosas bunganviles!!!




Sempre fui fã de buganviles (nas fotos acima, todas são da espécie Bouganvillea glabra), gosto das cores, esparramadas pelo muro, no pé do muro, na entrada da casa, em pilares das varandas, em vasos... As flores caídas na calçada dá um ar bucólico lindo, tudo me fascina nessa planta, com flores o ano inteiro para serem usadas em vasos dentro de casa, no altarzinho da Santa, sua reprodução é feita por estaquia, mais pra pegar precisa-se de hormônio enraizador, daí o ideal é comprá-la, por ser uma planta simples é baratinha, pouco exigente, precisa de luz direta e solo sem encharcamento.
Vamos deixar o mundo mais colorido plantando buganviles!!!
fotos: Raul Ribeiro, um amigo português, q adora me mandar maravilhas, como essas;
local: residência do fotógrafo em Seixal, cidade a 30 km de Lisboa / Portugal.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

tomates cerejas...


Quando ganhei as sementes do tamate cereja (Lycorpersicum esculentum) de Edvanda (uma amiga maravilhosa), tratei logo de colocá-las para secar, plantei, mais não gerei muita expectativa, pois era a primeira vez q lidava com uma fruta exótica e de hábitos pouco conhecido, mais fui em frente, e deu nisso, lindas e deliciosas frutinhas, q tinha pena de tirá-las p degustar...e acreditem tudo no meu jardim em uma jardineira q quase ia sendo jogada no lixo por um cliente, essa jardineira sempre me serve de abrigo p minha hortinha caseira, faça a sua em qualquer vaso, jardineira, copinho de iogurte...

foto: Mavinieux Vieira; local: jardim de meu apto, 2007.

domingo, 30 de novembro de 2008

Roberto Burle Marx...


Esse mês de dezembro irei falar porque sinto tanta admiração por esse gênio do paisagismo, não só pelos jardins q criou, mais pelo seu amor profundo a natureza, pelas expedições q fez país afora atrás de espécies não conhecidas, por ter fundado e se dedicado a um sítio, chamado Santo Antônio da Bica no Rio de Janeiro e nele ter cultivado espécies em extinção. As bromélias eram a paixão número 1 de Burle Marx, qdo o Ministério da Saúde atribuiu parte da procriação dos mosquitos da dengue a essa espécie, com certeza ele teria tido um infarto de tanta tristeza, pois para encobrir a falta de saneamento básico q assola esse país em 70 % de seu território urbano, as coitadas das bromélias levaram a culpa, elas não falam, e nem nós cientistas dessa área a defendemos dessa blasfêmia, e ficou por isso mesmo, até hj tenho clientes q acreditam piamente nessa lorota do MS...
Divulgar a obra e luta desse botânico por convicção, artista plástico, homem generoso e inovador é antes de tudo um dever profissional e mais q tudo um grande prazer misturado a emoção!!!
foto: arquivo google, imagens e fotos de Burle Marx
bromélia gusmânia (Guzmania ligulata) encontrada no Sítio Santo Antônio da Bica






ipê amarelo, lindo!!!


sempre q vejo um ipê em Campina Grande, lembro de Sílvia Cunha Lima, primeira dama do Estado, ela foi a idealizadora, plantadora e denfensora dessas maravilhas, qdo na floração essa cidade fica linda, colorida. Árvore nativa do Brasil, com uma floração rápida, atingindo 6 metros de altura e com diametro de copa q vai de 4 a 5 m, podendo ser plantada na calçada com fiação de baixa tensão, não esqueça de tutorá-la e colocar grade de proteção, o crescimento é lento mais vale a pena esperar, o ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) é uma árvore caducifólia, se despem das folhas para gerar as flores, assim como nós, q nos despimos de uma roupa menos bonita para vestirmos uma mais bonita...rsrsrs
foto: Mavinieux Vieira; local:Rua Luiz de Melo, esquina c o saloon bar, ano 2007

pimentão em vaso!!!!


viu??? é só querer, pimentões vermelhos deliciosos do pé, num vaso, direto pra cozinha, onde isso? no meu jardim, não é só no chão q podemos plantar essas delícias de ervas, verduras, hortaliças, qqer coisa podemos ter, escolha uma e plante!!! e o cheiro q elas exalam no jardim ah o cheiro é demais!!! bjs e até a próxima dica!!!
foto: Mavinieux Vieira; local: frente de meu apto.

chuva-de-ouro mesmo!!!

essa é a chuva-de-ouro (Cassia fistula), árvore de porte médio, indicada para calçadas mesmo com fiação de baixa tensão, flora uma vez por ano e qdo as flores caem deixa a calçada linda toda amarelinha, ao plantar não esqueçam de tutorar e colocar grade de proteção!!!
foto: Mavinieux Vieira, local: uma praça da cidade de Patos, sertão da Paraíba

que flor é essa???

essa é a flor do mandacarú (Cereus peruvianus), tem duração de 12 horas apenas, abre a noite e fecha pela manhã cedíssimo, pouco perfumada mais com sabor adocicado por isso sempre é visitada por abelhas, borboletas, pássaros, beija-flores, encontrada no semi-árido nordestino pode ser cultivada a pleno sol, por favor não plantem em jardins q tem cachorros , para q os bichinhos em correria desenfreada não se machuquem...
foto tirada do jardim da casa de Roberto Vieira q gentilmente cedeu p q nós pudéssemos apreciar, ele é amante e ferrenho defensor da natureza, mora em Brasília e acreditem, trabalha e muito!!! rsrsrs

primeiro dia de meu blog: jardins maravilhosos


vocês não imaginam minha felicidade em ter meu próprio blog, nele pretendo deixar todos antenados no q há de mais belos, nos jardins, como cuidar, como manter, plantas adequadas, jardins internos, externos, sites atuais, blogs da hora, gente q faz de tudo para se ter um jardim, enfim um banho de verde, carinho e amor pra vocês... obrigado desde já por me visitarem!!!