segunda-feira, 23 de março de 2009

subindo pelas paredes, literalmente...




O paisagismo vertical vem ganhando adeptos cada vez mais, a falta de espaço e a profusão do concreto nas grandes cidades, tem sido o principal motivo para os jardins subirem pelas paredes, muros sejam eles internos ou externos, é sedutor, saudável olhar p o alto os lados e se deslumbrar c o verde caindo, agarrado...
O maior artista da atualidade dessas obras primas é o paisagista e especialista em botânica o francês Patrick Blanc, inventor dos Jardins Verticais, suas criações revolucionaram o mundo da arquitetura e paisagismo. Seus jardins encontram-se distribuídos em Paris, Qatar, India, Kuala Lumpur entre outros. Ele que já recebeu medalha de ouro de arquitetura e na França Patrick é cavaleiro da Ordem de Arte e letras.
Sua paixão por paisagismo vertical surgiu da observação da flora de um bosque, dando início a um conceito bem diferente de arquitetura. O muro vegetal é feito com materiais artificiais, e algumas plantas que não necessitam água permitindo um ajuste e colocação perfeita das plantas. Um trabalho p ficar bocaberta! Suas obras não só fazem parte de paisagens urbanas de muitas cidades, mas também são empregadas para decorar ambientes de grandes lojas.
Vale a pena conhecer o site desse maravilhoso paisagista!!!
fotos: google.

quarta-feira, 18 de março de 2009

uma janela com planta faz toda diferença...



Comentar nem é preciso basta ver as fotos, uma casa ou apartamento com plantas nas janelas, nas portas traz boas vindas aos donos e também aos visitantes, e aos transeuntes q ao passarem olham estes ficam maravilhados!!!
Nós brasileiros infelizmente não temos esse hábito saudável, na Holanda os impostos prediais são abatidos e até prêmios são distribuídos aos moradores q tiverem as jardineiras mais bonitas em suas janelas, com isso estímulo para tornar a cidade mais verde, perfumada, colorida e bonita!!!
Que tal copiarmos esse hábito??? Independente de impostos ou prêmios.
fotos: google, jardins holandeses.

terça-feira, 17 de março de 2009

jardins verticais






Pouco espaço não é desculpa para não ter plantas, acreditem, elas se adaptam em qualquer lugar...Mais cuidado observem o tipo de luminosidade q elas precisam! Se informe antes de colocá-las nos espaços.
Com certeza você irá ficar agraciado com a beleza e a leveza que elas trarão ao teu espaço!!!
As trepadeiras são as plantas mais apropriadas para os jardins verticais, as flores nas jardineiras suspensas nas janelas e até nas pontes nos fazem lembrar os jardins das cidades européias, os quintais com os muros verdes mostram q podemos ter a área de lazer com o jardim ao alcance de nossos olhos...

fotos: Karinelle Junqueira e do blog designspongeonline

para sentar e prosear, os bancos...







Sentar num banco, seja ele de praça, numa mesa de jantar, no jardim, é muito bom, os bancos nos remete à infância, num banco sempre se tem companhia, neles namoramos, conversamos, cochilamos, descansamos...
Podendo ser confeccionados em madeira, ferro, concreto... os bancos são sempre bem vindos!!!
fotos: Karinelle Junqueira e retiradas do blog desingsongeonline

caramanchões é tudo de bom...





Os caramanchões são estruturas rústicas feitos em madeira q tem a finalidade de dá suporte as plantas trepadeira, também tem várias outras funções como oferecer sombra sombra mais rápido já q uma árvore demora de 2 a 4 anos para se ter uma sombra considerável, marcar entradas, servi de extensão às varandas, além de embelezar com sua cobertura leve e colorida pelas flores q as trepadeiras darão ao longo de sua existência.
As trepadeiras q mais recomendado são as frutíferas: como maracujá e parreira, as com flores perfumadas: como os jasmins, de flores com cores fortes: as buganviles e alamandas, as de flores delicadas: lágrima de Cristo (Clerodendron thomsonae)....
Os caramanchões podem ser feitos com madeira de demolição, ficam lindos, sem precisar q essas estejam desempenadas, os cipós e ripas podem ser usados para se fazer a cobertura.
Então vamos enfeitem seus jadins com caramanchões, de qualquer tamanho, mais não esqueçam de usar madeira certificada ou de demolição, a natureza agradece!!!